Como é o vosso Paraíso? O meu tem forma de Biblioteca.
OS MEUS LIVROS: |Distúrbio| |Antologias|

15
Nov 11
publicado por paraisobiblioteca, às 09:00link do post | Comentar

Senhoras e senhores: Cristiano Rosa na Paraíso Biblioteca.

 

 

P.B: A Editora Literata lançou, recentemente, a antologia Ventos Poéticos, que contou com a sua ajuda enquanto organizador. Como surgiu essa parceria?
C.R: Em janeiro fui ao evento do lançamento de uma antologia de poesia que participei com dois textos em São Paulo. Achei a experiência de publicar muito bacana e queria conhecer mais de todo o processo editorial de um livro. Quando voltei ao Rio Grande do Sul, entrei em contato com o Eduardo, da Literata, e combinamos de iniciar a obra Ventos Poéticos. Era a realização de um sonho meu e a possibilidade de realizar os de outros autores também. De fevereiro a agosto deu-se o processo de recebimentos dos textos, escolha e contratos. Setembro foi a editoração e, outubro, a publicação.

P.B: Poesia ou contos? Qual a preferência?
C.R: A poesia despertou em mim o espírito de escritor. Comecei escrevendo poemas enquanto era ainda adolescente. Na faculdade, meus professores me apoiavam muito e me davam muito incentivo para a escrita. Depois vieram os contos e comecei a escrever narrativas também. Hoje escrevo poemas, contos e crônicas e todos são importantes, mas a poesia tem um sentido especial para mim, e sempre terá.

P.B: Está organizando alguma antologia neste momento?
C.R: Pouco antes do lançamento do Ventos surgiu a ideia pra uma antologia de crônicas, mas com um diferencial: crônicas fantásticas. Criei uma sinopse e comecei a fazer o blog da obra. Um amigo fez a parte gráfica, como o logo e a capa, e deixei tudo pronto. Assim que lançamos o Ventos Poéticos, abri as inscrições para a nova. A antologia chama-se Crônicas da Fantasia, e recebe textos até dia 31 de dezembro. Blog: http://cronicasdafantasia.wordpress.com/

P.B: Quais os próximos projetos enquanto autor?
C.R: Estou revisando um livro de outro escritor, organizando a nova antologia para a Literata e editando o meu livro de contos para o ano que vem. Tive um conto selecionado para a antologia Quando o Saci encontra os mestres do terror, da Editora Estronho, a ser lançado em 2012 também, e escrevo mais contos para outras seleções.

 

 

Ver tr_c2c518...jpeg na apresentação de diapositivos

__________________________

Cristiano Rosa é gaúcho e mora em Parobé, Rio Grande do Sul. Graduado em Letras – Português/Inglês, é crítico literário, escritor/poeta e professor. Publicou no livro Imagens & Letras 2 (2007), da Universidade Feevale, em O Segredo da Crisálida (2011), e no Moedas Para o Barqueiro – Volume II (2011), ambos da Andross Editora. Organizou a antologia Ventos Poéticos (2011), pela Editora Literata e teve um conto selecionado para o livro Quando o Saci encontra os mestres do terror, da Editora Estronho. Mantém coluna sobre leitura no blog Litteratus e administra blog sobre literatura fantástica chamado Criando Testrálios.

______________________________________


Contacto: paraisobiblioteca@sapo.pt | Twitter: @ValentinaSFerr
Adquire o teu exemplar do Distúrbio
E tu? Já és fã? ;)
A Menina da Biblioteca também escreve aqui:
"Estórias do Arco-da-Velha"