Como é o vosso Paraíso? O meu tem forma de Biblioteca.
OS MEUS LIVROS: |Distúrbio| |Antologias|

04
Fev 12
publicado por paraisobiblioteca, às 09:00link do post | Comentar

 

 

 

Li o livro da Natália Couto Azevedo em pouco mais de duas horas. Após uma semana de trabalho exaustivo e com poucas horas de sono, achei que O Reino dos Sonhos seria a leitura indicada. A sinopse e a capa tão cuidadosamente trabalhada sugeriam-me que aquela leitura seria leve. Não me enganei: o livro é delicado, escrito de uma forma tão solta que parece que a personagem principal está sentada ao nosso lado, relatando as suas aventuras.

 A Cidade de Cristal – primeiro volume – é cheio de descrições e detalhes que nos transportam para dentro de paisagens belíssimas. Da mesma forma que Elorá, a protagonista, pinta nas suas telas aquilo que sonha, a Natália foi exímia em percorrer cada pedaço do grande Reino feérico. Mas não só aí é possível imaginar. As personagens foram todas bem trabalhadas, tornando-se possível, ao leitor, fechar os olhos e ver o Gabriel, a tia Virgínia, a Leila, a professora Íris… Eu gosto de descrições, porém não consigo ficar muito tempo concentrada quando essas narrações se tornam demasiado prolongadas. A autora foi eficaz, dando o suficiente para que o leitor possa viajar às claras mas sem se tornar aborrecida.

Sonhar: o foco principal do romance. E só acreditando realmente no poder dos sonhos (literalmente ou não) seria possível escrever algo tão verdadeiro. A Natália colocou nesta sua história uma mensagem tão bonita que eu acabei o livro acreditando que os sonhos são todos possíveis. E isso é bom. É bom ler um livro que, de uma forma ou de outra, nos mostra que a vida também é feita de sonhos.

Gostei de Elorá, uma rapariga que, ao início, me pareceu um pouco egocêntrica e mimada (é sempre ótimo fugir ao cliché de protagonistas perfeitas) mas que, ao longo da trama, vai crescendo de uma forma saudável e verosímil e que me roubou alguns sorrisos com as suas respostas irónicas. Nas últimas páginas, devorei as letras e fiquei triste quando vi "Fim do primeiro livro". Quero O Labirinto das Almas!

 

Parabéns à Natália.

 

Nota: 8 fadas

tags:

Obrigada, querida!
Adorei a resenha. Feliz que tenha gostado do livro.
Beijos!
Natália Couto Azevedo
Natália Couto Azevedo a 5 de Fevereiro de 2012 às 02:25

Contacto: paraisobiblioteca@sapo.pt | Twitter: @ValentinaSFerr
Adquire o teu exemplar do Distúrbio
A Menina da Biblioteca também escreve aqui:
"Estórias do Arco-da-Velha"